Sim, ainda temos Rock’n Roll

Publicado: 16 de julho de 2011 em Música
Tags:, , , , , , , , , , , ,

Quem acompanha meu twitter, sabe que sou um grande fã de Rock. Na verdade, é de longe, meu estilo favorito. Desde de criança, ouvia bandas como ACDC, Van Halen, Nirvana, Bon Jovi (sim, é rock), Pink Floyd, e por aí vai. Com o advento da internet em minha vida, pude ampliar meu gosto e hoje tenho em minha playlist:

Beatles, Rolling Stones, Manowar, Angra, The Who, Ramones, Ratos de Porão, Helloween, Dragonforce, The answer, The Kinks, Bad Religion, Slipknot, Megadeth, Stone Sour, System of a down, Sepultura, Pantera, Deep Purple, Matanza, Motorhead, Thunderstone, Led Zeppelin, Iron Maiden, Black Sabbath, Slayer, DIO, Tenacious D, The Offspring, Mindflow, Guns’n Roses, Disturbed,Cannibal corpse, Drowing pool, Faith no more;

Faltarão muitas ainda, mas resumidamente, bandas que ou ajudaram a compor o estilo, ou continuam fiéis a ele.


Mas nem tudo são flores na vida, e com o tempo, vieram as cagadas fonográficas. No vou me limitar a somente ao Brasil, pois não é só aqui que tem merda, mas ainda sim é impressionante ver como a mídia tupiniquim valoriza as cagadas fonográficas, e é por essa vanglorização midiática que essa porra toda cresce. 

Um bom exemplo disso seria o tal Restart.

O que é o Restart? è basicamente isso:

Assustador, eu sei, mas é exatamente isso que sua irmã de 13 anos está ouvindo neste momento. Músicas a la Restart, Cine e essas viadagens todas se resumem, basicamente a essência musical do Brasil:

Eu gosto dela, eu amo ela, só sei fazer músicas sobe ela.

É isso mesmo, pegue qualquer música do Restart e compare com uma do Cine, é a mesma coisa.

Uma coisa muito importante a ser dita, é que: RESTART NÃO É BANDA DE ROCK!!!

Mas porque diabos ele está em um post sobre rock? Bom, primeiramente, Restart é tratado como se fosse uma banda de Rock. Restart faz parte do movimento Emorróida, que é composto principalmente por franjudos de voz fina.

Por outro lado, o Brasil tem produtos musicais muito bons em meio a esse antro de lixo.

Esse sim são rockeiros de verdade. Esse é o Matanza, a melhor banda de Countrycore Brasileira. Com letras agressivas sobre bebida, violência, mulheres, Matanza criou masterpieces do rock nacional

Por incrível que pareça, temos uma excelente banda Power Metal no Brasil. Conheçam o Angra, uma banda que mistura as raízes do estilo com um ritmo mais “abrasileirado”. Angra foi a primeira banda de power metal que ouvi e foi a que me fez gostar mais do estilo.

Além do power metal, também temos a ilustre presença da música progressiva no território nacional. Mindflow é uma banda relativamente nova, já que foi criada em 2003. É uma ótima banda, merece ser prestigiada. Não conheço muito dela, na verdade, o que conheço de Mindflow são apenas algumas músicas, mas dá pra dizer que é foda mesmo assim.

Caralho, quase publiquei esse post sem o Ratos de porão. Pra quem não conhece o Ratos de porão é uma banda de punk rock nacional. Primeiramente devo dar meus parabéns ao João Gordo, pois eu achava que sua fama de punk era apenas uma lenda, Até eu conhecer RDP. RDP certamente é a melhor banda de punk nacional.

Mesmo ainda tendo boas bandas de rock atualmente, sinto que a essência do estilo se perdeu. Não consigo entender bem o porquê disso, mas acho que a banalização de sub-categorias do estilo fez com que a cultura pop fosse mais presente dentro dele. Quando digo que a cultura pop tornou-se mais presente, quero simplesmente dizer que os lixos musicais começaram a se manifestar de forma massiva, não que eles não existissem antes, existiam, mas não como hoje.

Metalcore, esse é o nome da nova geração do r0ck. São basicamente musicas de emocore com berrarias escrotamente fakes, notavelmente produto vindo de  pro-tools.

Particularmente, e como vocês já devem ter notado, não sou fã de metalcore (“acho uma merda foda”; Azaghal), e sem remorso nenhum jogo todas essas bandas dentro de minha lista de cagadas fonográficas. É importante dizer que essa lista não contém apenas bandas fail de rock, mas também bandas Sertanejas, Axé e Pagode. Eu até poderia fazer essa tal listinha inteira aqui, mas acho que o banco de dados do WordPress não suportaria tanta merda. Por isso farei uma lista com 5 bandas revoltosas, de rock, é claro, afinal não queremos que esse post fuja do contexto.

Top 5 cagadas fonográficas:

Restart

O início do post diz tudo! 😉

Asking Alexandria

É metalcore, então não preciso dizer nada…

Avenged sevenfold

Avenged sevenfold é um caso a parte, já fez trabalhos muito bons, porém seus atuais trabalhos emos fizeram com que ela viesse parar aqui nessa lista.

Papa roach

Sofre do mesmo problema de Avenged Sevenfold. Teve seus trabalhos bons, mas está cada vez pior. Isso fica claro na música “Hollywood whore”. Compare ela com a música “Last resort”, pois é, Papa roach perdeu-se.

Bullet for my valentine

Melodias pesadinhas para simular algum resquício de hombridade mas, resumidamente, é metalcore.

Não se desespere, não está tudo perdido. Meu objetivo não é só falar mal dos emos, assim como fiz no início do post onde mostrei boas bandas de rock brasileiras, felizmente temos muita coisa boa ainda. Não somente nacional, mas brotando de vários países ao mesmo tempo.

Top 5 boas novas bandas

The answer

Como um grande fã de Hard rock, posso afirmar a grandeza do som de The answer. Uma banda fiel as raízes do estilo, excelentes músicas, excelentes melodias. Resumindo, é excelente, é a única palavra que encontrei para definir The Answer, EXCELENTE!

The offspring

Depois de Ramones, essa é sem dúvida minha banda de Punk Rock favorita. É uma ótima banda, com ótimo som. Não há muito a dizer, afinal é punk, hehe.

Slipknot

Slipknot é muita importante para mim. Odiava metal antes de conhece-lo, a partir dele comecei a conhecer outras excelentes bandas do estilo. Slipknot com certeza foi épico em minha vida!

Angra

Sou um grande apreciador do estilo power metal, e como já citado acima, Angra foi o gatilho para que eu conhece-se outras bandas do estilo, como Dragonforce e Thunderstone. E o melhor de tudo, é um produto nacional!

System of a down

SOAD na minha opinião de merda é a melhor banda de metal alternativo. Além de ser extremamente politizada, SOAD criou músicas que concerteza fizeram com que eu me torna-se um metaleiro fake.

Como vocês puderam ver, não está tudo perdido, na verdade está quase tudo, mas não quero parecer pessimista. Acho que não há mais nada a dizer, já transmiti todo o meu desgosto com a geração atual nesse post.

Uma dica importante, pare de pensar que esse tipo de comentário no youtube vai adiantar alguma coisa:

“Ola metaleiros,

Em vez de uma rebelião de metal propor um novo plano

1 – Não fale mal de artistas de outras bandas de metal, devemos nos unir, lutamos contra a musica pop não pode ser arent mesmo juntos.

2 – Assista cada vez mais videos de metal para obtê-lo no topo da lista do youtube.

Se vc gosta desse ideia da um joinha para q fique a cima e as pessoas possam vê-lo e tambem se espalhar ao redor, se vc gosta desse ideia

Copie esse texto em todos o videos q vc assistir.”

O máximo que você irá conseguir com essa porra são alguns thumbs up de pessoas desocupadas.

Deixe um comentário

