Carta de suicídio pelo twitter

Publicado: 12 de julho de 2011 em Internet, Twitter
Tags:, , , ,

No dia 09/07, eu estava no twitter por volta da 1 da manhã lendo alguns tweets aleatórios. Em meio a timeline de um usuário, resolvi ler alguns de seus replys e me deparei com o seguinte: “Uma menina anúnciou suicídio no twitter” seguido de um link para o tal tweet.

Fazendo uma rápida pesquisa no tio Google, vi que haviam mais casos parecidos na rede social de microblogging. Não somente casos, mas sim casos que se concretizaram, pois esse da menina foi só mimimi mesmo.

Caso do sul-coreano Lee Kye-Hwa:

Lee tinha 27 anos e era DJ em um bar ao sul de sua cidade. Em uma terça-feira foi encontrado morto por enforcamento em um rio de Seoul. Em seu perfil no Twitter foi encontrado a seguinte mensagem:

“Vou cometer suicídio. A todos vocês, mesmo aqueles com os quais compartilhei a menor das amizades, eu os amo”

Além do twitter, Lee deixou notas para seus parentes (que inclusive já haviam alertado as autoridades no domingo) e amigos, culpando problemas financeiros pelo ato. Apesar da Coréia do sul ser um dos países com maior número de suicídios (juntamente com o Japão), é a primeira vez que um coreano anuncia a suicídio em uma rede social e de fato o faz.

Sem dúvida um ato extremista e diretamente a ligado a cultura de suicídios do país.

Caso da americana Heather K. Newman:

Assim como no caso anterior, esse suicídio também foi motivado por problemas financeiros. Em 2009, Heather morava na Florida e estava para ser despejada. Ela postou a seguinte mensagem em seu perfil no Twitter:

“Ricos ficam ricos, pobres ficam pobres e o governo não faz nada. Deus abençoe os Estados Unidos mas, ELE pode salva-lo?”

Infelizmente, não existem muitas informações sobre Heather na internet, e ainda menos sobre o ocorrido. Tentei achar o twitter dela para encontra coisas mais especificas como idade e profissão, porém não obtive sucesso.

Caso envolvendo Demi Moore

Novamente, na pesquisa que fiz no Google, não consegui encontrar detalhes específicos das pessoas, mas não se assuste, Demi Moore ainda está viva. O que acontece, é que em 2009, Demi evitou que uma mulher, residente da Califórnia comete-se suicídio, e no Twitter da moça:

“Estou pegando uma faca, uma das grandes e ela está afiada. Vou cortar todo meu braço, para não perder tempo.”

“Vou me matar agora.”

Demi leu o tweet e em seguida publicou que esperava que a moça estivesse brincando, outros usuários (também seguidores de Demi) acionaram as autoridades . A polícia chegou rapidamente a casa da mulher, que não encontrava-se ferida, mas inda assim foi mandada para avaliação médica.

Sim, é incrível saber que, enquanto Demi não está dançando no cano ou fazendo Streeptease para Ashton Kutcher ela se dedica a evitar suicídios alheios.

Caso da brasileira @ematoma 

È surpreendente ver que, enquanto os brasileiros não estão escrotizando no Orkut, anúnciam as próprias mortes no twitter. A publicitária Marisa Mitsue Toma de 33 anos, residente do estado de São Paulo foi encontrada em seu apartamento, com uma faca cravada no peito. Antes de cometer o suposto suicídio, Marisa deixa as seguintes mensagens em seu twitter:

” bai pipou! Foi bom brincar com vocês! bjo bjo”

” tomando algumas decisões bastante definitivas”

Essa é a tal menina:

Mas porque “suposto suicídio”. Bom, segundo as hipóteses levantadas pela polícia, Marisa não cometeu suicídio, mas sim foi assassinada.

De qualquer forma o caso repercutiu não só no twitter como nas mídias em geral. Vários sites comentaram o caso e a própria Rede Record faz uma reportagem averiguando-o.

Muitas pessoas comovidas deixaram recadas no Orkut de Marisa (quando é brasileiro sempre tem orkut no meio) e o twitter promoveu a hashtag  #SilencioPorHoje. 

Bom, esse artigo termina por aqui, e lembrem-se, não devemos julgar as pessoas por suas escolhas, apenas se essa pessoa for orkuteira e pagodeira (ou funkeira, pode variar, e há casos onde essa pessoa gosta dos dois).

Agora se o seu amigo é fã de micaretas, cara, só há uma coisa a fazer, isso:

Fonte: Meiobit

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s